Se a sua ansiedade é motivada por padrões de pensamento negativos ou crenças disfuncionais, a psicoterapia pode ajudar. Aqui elencamos algumas opções para te ajudar a encontrar a melhor psicoterapia para ansiedade.
A ansiedade pode parecer surgir do nada, mas em muitos casos, está sendo impulsionada ou agravada por padrões de pensamento negativos, habilidades de enfrentamento subdesenvolvidas ou crenças inconscientes profundamente arraigadas.
É aqui que a psicoterapia, ou terapia, pode fazer uma grande diferença.
Quando você chega à raiz da ansiedade – seja ela crenças falsas, traumas passados ou habilidades sociais deficientes – você pode começar a se curar de dentro para fora.
Opções de Psicoterapia para Ansiedade
Existem vários tipos de psicoterapia eficazes no tratamento da ansiedade. Abaixo estão algumas das abordagens mais comuns:
Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é a intervenção baseada em evidências mais amplamente utilizada para o tratamento da ansiedade.
As intervenções de TCC para ansiedade concentram-se em ajudá-lo a mudar crenças irrealistas sobre a probabilidade e o verdadeiro custo dos danos previstos, usando várias técnicas cognitivas e comportamentais (por exemplo, exposição).
Uma revisão de 41 estudos em 2018 sugere que a TCC é uma intervenção eficaz para transtornos relacionados à ansiedade em comparação com um placebo. Os pesquisadores descobriram que a TCC foi mais eficaz no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e transtorno de estresse agudo.
A TCC é normalmente usada por curto prazo (uma vez por semana durante 3 a 5 meses) e se concentra no problema específico que você deseja abordar.
Terapia de aceitação e compromisso (ACT)
A terapia de aceitação e compromisso (ACT) baseia-se na ideia de que pensamentos e sentimentos dolorosos fazem parte da condição humana e que tentar evitá-los ou controlá-los só causa mais sofrimento.
O ACT pode ajudá-lo a desenvolver maior flexibilidade psicológica, ensinando-o a aceitar seus pensamentos e sentimentos difíceis sem julgar. Você também aprende a agir de acordo com seus valores, mesmo em meio a sentimentos dolorosos.
Os terapeutas ACT usam várias técnicas de atenção plena, bem como estratégias de mudança de comportamento.
O ACT é frequentemente usado junto com outras formas de terapia e pode ser administrado em ambientes individuais ou em grupo. Pode ser usada como uma intervenção de curto prazo ou estendida por um longo período de tempo.
Terapia de exposição
A terapia de exposição é um tipo de TCC que expõe gradualmente você às ideias ou objetos que desencadeiam sua ansiedade ou medo. Isso é feito em um ambiente controlado e de apoio para que você possa aprender a controlar sua ansiedade e reduzir comportamentos de evitação.
A terapia de exposição pode ser eficaz para as seguintes condições:
• fobias específicas
• síndrome do pânico
• transtorno de ansiedade social
• TOC
• transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
Embora o TOC e o TEPT não sejam mais categorizados como transtornos de ansiedade no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, revisão de texto da 5ª edição (DSM-5-TR), ambos os transtornos tendem a apresentar altos níveis de ansiedade.
Terapia cognitiva baseada na atenção plena (MBCT)
A terapia cognitiva baseada na atenção plena (MBCT) é um tipo de TCC que combina a meditação da atenção plena com técnicas tradicionais de TCC para ajudá-lo a gerenciar pensamentos e emoções negativas, como a ansiedade.
Normalmente é feito em grupo, mas também pode ser feito individualmente.
Durante o MBCT, você aprende como:
• preste atenção ao momento presente sem julgar
• identificar e desafiar padrões de pensamento negativos
• reconhecer e gerenciar sintomas de ansiedade, como respiração rápida, tensão e pensamentos acelerados
A MBCT pode ser eficaz para muitos tipos de transtornos de ansiedade e é frequentemente usada com outros tratamentos, como medicamentos ou outros tipos de terapia.
Terapia Psicanalítica
A terapia psicodinâmica baseia-se na ideia de que muitos dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos são impulsionados por forças inconscientes, incluindo as nossas experiências passadas e emoções reprimidas. Durante a terapia psicodinâmica, você trabalha para resolver esses conflitos, sentimentos e comportamentos inconscientes e aprende a tomar decisões mais intencionais e saudáveis. A terapia psicodinâmica normalmente envolve a exploração de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, bem como de seus sonhos e outros processos inconscientes.
Qual opção é a melhor psicoterapia para ansiedade?
Não existe uma terapia única para a ansiedade e é importante que você escolha aquela que melhor atende às suas necessidades.
Por exemplo, se a sua ansiedade é causada pelo estresse no relacionamento, talvez uma terapia de casais pode ser melhor para você. Ou se você acha que traumas passados não curados estão causando sua ansiedade, você pode se beneficiar com a terapia psicodinâmica. Se quiser focar na redução de sintomas, a terapia de exposição tem se mostrado bastante efetiva como psicoterapia para ansiedade. [1]
Considerações Finais
Se você vive com ansiedade, a terapia pode ajudá-lo a superar seus padrões de pensamento negativos e aprender novas habilidades de enfrentamento. Existem muitos tipos de psicoterapia e, dependendo da raiz da sua ansiedade, você pode encontrar a opção eficaz que melhor se adapta às suas necessidades e preferências pessoais. Em síntese, a melhor psicoterapia para ansiedade será sempre de acordo com características suas e o que está buscando com o processo de terapia.
Referências
[1] – Benbow, A. A., & Anderson, P. L. (2019). A meta-analytic examination of attrition in virtual reality exposure therapy for anxiety disorders. Journal of Anxiety Disorders, 61, 18-26. https://doi.org/10.1016/j.janxdis.2018.06.006